quinta-feira, 21 de abril de 2011

O temido SLEP Test

   A maioria das pessoas que pretende fazer intercâmbio para os EUA e procura uma agência de viagens e é informada de que será preciso fazer um teste de habilidade na língua inglesa para saber o nível que o estudante possui e em qual série (o famoso "grade") o aluno ficará. No meu caso foi diferente. Como não estou indo exatamente por uma agência de viagem, não é comum fazer algum tipo de teste para entrar no High School. Porém, fui informada de que teria que fazer o teste, pois as escolas do distrito que vou exigem um pouco mais de requisitos do que as outras. Sendo assim, tive que providenciar um formulário de vacinas, duas cartas de recomendações e ainda fazer o teste (acompanhado pela minha professora de inglês), que me foi mandado por um dos responsáveis do comitê rotariano do distrito do Colorado.
   Assim que soube do que era necessário para fazer a prova, fiquei desesperada na internet, com o objetivo de saber mais sobre esse tal de SLEP teste. Foi aí que eu achei um exemplo do teste e resolvi fazer-lo para saber como funcionava. No começo eu achei superfácil, mas é como dizem: nunca desdenhe nada, pois o que parece ser simples te confunde ainda mais. Desse modo, fiquei com medo. Até que a minha encomenda chegou e eu olhei o caderno de prova que me esperava. Ele era dividido em duas partes, em um total de 145 questões, sendo 71 de listening e 74 de grammar. Sim, eu fiquei pasma. Pior foi quando eu li no manual que só se pode ouvir uma vez cada questão e que são, respectivamente, 40min e 45min para a realização de cada parte do teste. E eu confirmei o que imaginava.
   No começo é simples, mas com o passar das páginas, a dificuldade e o cansaço aumentam e se sentir desesperado é totalmente imprescindível. No mesmo dia que mandei por e-mail a minha folha de resposta, recebi a noticia de que havia passado; Pelo que parece, já sei a cidade em que ficarei. Estou me informando cada vez mais sobre onde morarei e não vejo à hora de saber qual será a minha primeira família anfitriã.
   A verdade é que estou ansiosíssima e não acho que ira demorar muito, pois já sei quem será meu conselheiro e quem é o chairman do Rotary Clube que vou. Para quem ira fazer o SLEP Test, não tema. Não é difícil, mas exige muita concentração e um nível básico de inglês. Caso você se confunda ao ouvir alguma questão do listening, passe para a próxima, e lembre-se: a questão só pode ser ouvida uma vez !

Emilly Gabrielle Carlos de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário